domingo, 18 de dezembro de 2011

Praça do Avião


Um dos marcos da Ilha do Governador era o avião “ Gloster Meteor”, prefixo 4438, instalado defronte ao Colégio Brigadeiro Newton Braga, em 1969. Na década de 1990, o mesmo foi levado para o Museu Aeroespacial . O “Gloster”, foi o primeiro caça à jato operado pela FAB, a partir de 1953. 



          
Nessa foto de 1969 dá pra ver o onibus da linha 901 Bananal - Bonsucesso, sempre pegavámos esse onibus para ir na casa da minha tia, esse avião era uma especie de ponto de referencia.

 
 
Com a sua retirada, foi instalado na mesma base, uma réplica em fibra de vidro de um modelo AMX A – 1A , porém sem o mesmo impacto visual do avião original.



Como "compensação" pela perda do avião original, a praça passou por uma reforma e hoje em dia está muito mais bonita e bem cuidada. Será que não poderiam ter colocado um avião de verdade em vez de uma réplica?



Fontes:
Terra Fotolog da Ilha - Jaime Moraes

4 comentários:

  1. Foi um lugar que deixou saudades estudei no newton Braga morava em Itacolomi queria saber por onde anda enilza ela morava também em Itacolomi que infelizmente se foi

    ResponderExcluir
  2. No dia 14 de abril de 2020, a praça recebeu um jato A1-AMX, restaurando e original.

    ResponderExcluir
  3. https://www.aeroflap.com.br/praca-do-aviao-na-ilha-do-governador-rj-recebe-novamente-um-jato-a-1-amx/

    ResponderExcluir
  4. Bacana por parte da fab estudei no Colégio em frente a praça bons tempos a década de oitenta

    ResponderExcluir