quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festa da Penha 2012 - Programação


Começa no dia 6 de outubro a 377ª Festa de Nossa Senhora da Penha. Serão dias de alegria, repletos de atividades religiosas e culturais. As festividades vão se estender até o dia 28 do mesmo mês.
Como de costume as atividades terão início com a  Lavagem da Escadaria, às 15h, e a Procissão Luminosa e Caminhada Jovem, saindo às 17h30min da Paróquia Bom Jesus da Penha , em direção ao Santuário, no dia 6 de outubro.
No dia 7, às 10h, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, preside a Santa Missa solene no Santuário. Nesta celebração será apresentado o manto novo da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Às 6h30min, uma alvorada festiva com queima de fogos e toque de sinos anuncia o início da comemoração. 
Este ano, além dos eventos tradicionais –  Folclore Brasileiro, com os alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha, 11º Encontro de Corais; 7ª Romaria da Bíblia; Evento “Corações Unidos”( Comunidade Coração Novo); o 7º Festival do Folclore Português e a 2º Peregrinação dos Motociclistas, a Festa da Penha terá novidades: a 1ª Arte e Poesia nas Igrejas, dia 20,  e a 1ª Caminhada do Terço dos Homens, dia 21.
No último domingo da festa, dia 28, a programação começa às 15h com a Peregrinação do Vicariato Leopoldina, quando os fiéis sairão em procissão conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Penha por algumas ruas do bairro.  Em seguida, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, preside a Santa Missa campal na Concha Acústica do Santuário, onde haverá a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha, com a participação do Ministério "Aliança de Amor" e do Grupo de dança "Os Escolhidos". O Reitor do Santuário, padre Serafim de Sousa Fernandes, fala da expectativa em relação à festa e faz um convite: “É uma oportunidade para visitar o Santuário, um dos locais mais lindos do Rio de Janeiro, e também sentir que a paz na Penha veio para ficar”.

Programação:

Outubro:

Dia 6
15h – Lavagem da Escadaria
17:30h – Caminhada Jovem e Procissão Luminosa saindo da Paróquia Bom Jesus ( último dia de Novena)

Dia 7
10h – Missa Solene, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, com a apresentação do manto novo de N. Sra. da Penha
15h – Folclore Brasileiro (Colégio N. Sra. da Penha)

Dia 12
14h – Evento Corações Unidos (Comunidade Coração Novo)

Dia 14
15h – 7º Festival do Folclore Português
15h – 7ª Romaria da Bíblia ao Santuário da Penha

Dia 20

17:30h – 1ª Arte e Poesia nas Igrejas

Dia 21
11h – 2ª Peregrinação dos motociclistas
15h – 11º Encontro de Corais
        - 1ª Caminhada do Terço dos Homens 
Dia 28
15h – Encerramento da Festa com a Peregrinação do Vicariato da Leopoldina: Procissão, Missa Campal, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e coroação da imagem de N. Sra. da Penha, com a participação do Ministério "Aliança de Amor" e do Grupo de dança "Os Escolhidos".

Fonte: Site do Santuario da Penha 

Um comentário:

  1. Que seja uma festa linda e que os moradores e os visitantes do Rio compareçam ao Santuário.

    ResponderExcluir